AEEEMC

 A AEEEMC é uma associação de carácter socioprofissional, sem fins lucrativos, políticos e confessionais. É aberta a todos os enfermeiros habilitados com o curso de especialização em enfermagem médico-cirúrgica.

Destina-se a defender os interesses dos enfermeiros, particularmente dos especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, nos aspectos de promoção e valorização profissional e científica.

Assim, tem como desígnios:

  •  Contribuir activamente para o desenvolvimento global da enfermagem;
  • Defender os interesses dos enfermeiros especialistas em EMC;
  • Pautar a sua ação pela promoção e valorização profissional e científica da EMC;
  • Assumir-se como parceiro social para a melhoria contínua dos índices de saúde da comunidade;
  • Posicionar-se na vanguarda dos eventos de formação em EMC.

História

A AEEEMC foi fundada em 28 de outubro de 1988, em Coimbra. A sede, que ainda hoje mantém, foi constituída na ex-Escola de Enfermagem Pós-Básica Dr. Ângelo da Fonseca, que posteriormente se viria a designar de Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e atualmente Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Os seus objetivos passam por defender os interesses dos enfermeiros, particularmente dos especialistas em enfermagem médico-cirúrgica, nos aspectos de promoção e valorização profissional e científica.

Ao longo da sua história tem assumido um importante papel no desenvolvimento da enfermagem e, em particular, da enfermagem médico-cirúrgica, tendo sido pioneira na realização de congressos internacionais de divulgação científica, com publicação de livros de resumos/atas de comunicações científicas, promoção da investigação/formação, criação de documentos científicos e estabelecimento de parcerias internacionais.

Após um período de “latência”, a AEEEMC ressurge em 2012 com uma nova direção, jovem e motivada para os novos desafios da enfermagem. A AEEEMC procura reencontrar-se com os seus sócios e com todos os enfermeiros especialistas em enfermagem médico-cirúrgica.

Tendo como base o importante legado da associação, para além da promoção e divulgação da AEEEMC a nível nacional, estabelece como eixos principais de ação a prática especializada, a formação e a investigação.

Não obstante o seu passado, a AEEEMC quer voltar a assumir a defesa, promoção e valorização profissional e científica da prática especializada, procurando honrar o seu passado, mas sempre perspectivando o futuro.

Orgãos Sociais

DIREÇÃO

Presidente – Ândrea Marina Gaspar Figueiredo
Vice-Presidente – Maria Arminda da Silva Tavares
Secretária – Ana Isabel Silva Santa
Tesoureiro – Eduardo José Ferreira dos Santos
Vogal – Isabel Alves Costa
Suplente – Sónia Alexandra Rosário Teixeira Rocha
Suplente – Dário Pires Rocha

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente – Verónica Rita Dias Coutinho
Vice-Presidente – Paulo Alexandre Dinis Oliveira
Secretário – Ana Rita Loureiro
Suplente – Luís António Rodrigues Paiva

CONSELHO FISCAL

Presidente – Rui Filipe Lopes Gonçalves
Vogal – Amélia do Sameiro da Silva Oliveira
Vogal – Sara Margarida Rodrigues Gomes
Suplente – Teresa Maria Soares do Espírito Santo Homem de Gouveia

Logotipo

O estandarte oficial da AEEEMC é constituído por uma base branca, ostentando ao centro uma forma circular de duplo contorno e no seu interior uma candeia, um tronco de árvore ramificado sobreposto nesta, e ainda a Cruz de Malta. Entre os contornos, na parte superior, em fundo escuro, a legenda “AEEEMC”; no restante, com fundo branco, a legenda “ASSOCIAÇÃO DE ENFERMEIROS ESPECIALISTAS EM ENFERMAGEM MÉDICO- CIRÚRGICA”. Predominam as cores amarelo, preto e castanho.